Entender o que acontece na linguagem da mente, com técnicas e estudos seguros, nos ajudam a adquirir um melhor desempenho visual para aplicar no nosso dia a dia.
Em nosso método, utilizamos o poder da linguagem não verbal. Ela atua na cognição humana, mais conhecido como ergonomia sensorial gráfica (psicologia do design). São estudos de processos mentais humanos na interação com a imagem que ativam os sentidos de pensar, memorizar, compreender, sentir, comparar e tomar decisões. Portanto, é aqui que trabalhamos no seu visual, aproximando o seu público e seus ideais nas representações corretas que as formas gráficas transmitem de maneira eficiente.
MÉTODO:
Tudo começa com as respostas fornecidas pelo usuário na Análise Visual. Durante o processo da análise, a plataforma do Design pra valer aplica valores numéricos em cada resposta. Esses valores fornecem um peso (número) necessário com base nos seguintes PODERES VISUAIS:
- Poder Cognitivo: Representações figurativas que se aplicam ao visual.
- Poder Emocional: Sentimentos e sensações que se relacionam ao visual.
- Poder da Linguagem: Estilos e design que conversam com o visual.
- Poder da Experiência: Formatos que mais se adaptam ao visual.
–
Em seguida, os valores numéricos das respostas são somados, calculando os aspectos visuais mais adequados ao perfil do usuário. Por fim, a Análise Visual é gerada com os itens de design que mais se aproximam dos ideais que deseja transmitir, e da boa percepção do público.
ESTUDOS APLICADOS AOS PODERES:
• Semiótica
Semiótica e o estudo dos significados. Ou seja, esse estudo busca entender as representações visuais e seus significados na compreensão humana. Quando observamos uma representação gráfica, de forma automática damos sentido para eles. Esse processo é formado através de estímulos de entendimento, adquiridos por valores culturais, experiencias, atividades, educação, entre outros. Por isso, é fundamental que os projetos sejam compreendidos de maneira correta, transmitindo os sentidos exatos por meios de fontes, formas, figuras e estilo gráfico.
Entenda mais sobre a semiótica: https://pt.wikipedia.org/wiki/Semiótica
• Gestalt – Psicologia das Formas
Gestalt é o estudo das relações humanas com o visual das formas geométricas. Essa observação desenvolveu nove leis estruturais: Semelhança, proximidade, continuidade, pregnância, fechamento, segregação, unificação, unidade, figura/Fundo. A nossa percepção ocorre através dos estímulos físicos e psicológicos que cada figura representa, seja separada ou em conjunto. Por isso, que atributos no como equilíbrio, simetria, perspectiva, clareza, entre outros, quando aplicadas no design, são tão importantes para que o visual seja interpretado de forma correta. O meios comportamentais e culturais também interferem nas interpretações.
Entenda mais sobre: Gestalt https://pt.wikipedia.org/wiki/Gestalt
• Psicologia das cores
A psicologia das cores é o estudo que pesquisa a influência das cores na compreensão do cérebro humano. Existem teses que compravam que as cores são capazes de interferir nas emoções que captamos, na dimensão, no peso, na iluminação, na temperatura e nos desejos. Dessa forma, quando bem aplicadas, tornam-se capazes de influenciar o que deseja transmitir no visual. As cores também podem interagir com diferentes emoções, dependendo da cultura, experiências e preferências.
Entenda mais sobre as cores: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores
• Experiência
Além de toda base teórica acima. Os anos de experiência dos profissionais envolvidos no projeto DVP, estudos de cases de sucesso, pesquisas que participamos na prática e análises visuais de empresas famosas que obtiveram sucesso usando o design, reforçam nosso método. Cada detalhe importante é somada no resultado de nossa análise. Portanto, o Design pra valer é confiável e nossa Analise visual é segura e precisa.
Clique aqui e veja Análises Visuais de empresas famosas para você se inspirar ainda mais.