Pouca gente sabe, mas o famoso M do logo da McDonald’s foi inspirado nos arcos dourados feitos para compor a arquitetura do local. Tudo começou com os irmãos Richard e Maurice McDonald, em 1940. A marca, com o design entre os mais reconhecidos do mundo, representa muito mais que um fast-food, vamos te mostrar isso agora.
Sob a análise visual do Design pra valer, vamos conhecer as representações do famoso M, desenvolvido em 1962 por Jim Schindler.
O arranjo gráfico do logo contem formações circulares, promovendo um aspecto mais amigável ao público. Porém, o detalhe mais importante no visual são os arcos que formam o M. O aspecto transmite uma sensação de movimento e felicidade fornecendo na marca um ritmo dinâmico e jovial. Esse visual é realmente marcante, explica tudo que a empresa representa só no olhar.
Todo o símbolo apresenta uma composição simétrica, fornecendo um visual harmônico e agradável. Essa simetria é composta por formas maiores e iguais nas extremidades e uma forma menor no centro transmitindo um equilíbrio em todo formato. A espessura grossa do desenho do M apresenta um aspecto estável em todo o formato do logo, promovendo ainda mais segurança na marca. Lembrando que o desenho foi inspirado nas colunas do empreendimento “arcos dourados” por isso, seu formato transmite essa solidez.
A cor vermelha carrega toda a sedução da marca, com certeza é a cor que mais chama atenção no McDonalds. Essa cor transmite uma sensação imediata, muito bom pra usar em fast-foods e negócios que requer rapidez. Já o amarelo, é a cor principal, ela ajuda a promover ainda mais a alegria, diversão e jovialidade da marca. As duas cores juntas são bem contrastantes e transmite um aspecto quente no visual, psicologicamente no olhar humano o vermelho e amarelo aguça a vontade de comer.
O formato do logo é abreviações, isso mesmo, o símbolo é tão conhecido que as vezes esquecemos que seu formato é um M, que no caso, é a primeira letra do nome da empresa. Entretanto, pode ser representada também como um ícone, mas existe a consoante M por traz da forma. O monograma, simplificou o conceito da marca, sintetizando todos os seus ideais em uma só letra. Já o estilo usado atualmente é o flat “chapado” que promove um visual mais claro e objetivo no visual. Esse estilo também facilita a aplicação da marca em meios de comunicações visuais, embalagens, mídias impressas e digitais.
As letras sem serifa são utilizadas para descrever o nome da marca e toda sua comunicação. Esse tipo de fonte fornece modernidade e fácil compreensão na leitura. Além disso, promove uma imparcialidade no aspecto do nome, já que nesse caso, o foco maior é o símbolo “M”. O formato “Bold” nas letras, segue o padrão de espessura grossa do conjunto de formas, transmitindo mais confiança no logo. Um outro detalhe importante: a escrita tem grande parte em letras minúsculas, fazendo com que o a marca transmita uma sensação mais amigável para o público.
Palavras da empresa: Amo muito tudo isso.
Visão geral: O McDonald’s foi muito feliz em utilizar o conceito de arcos para representar toda sua empresa. O acerto eficaz no formato do M fez toda a diferença para o sucesso da marca. Isso porque, todo o aspecto do design do logo transmite no olhar um movimento amigável de felicidade, alegria e diversão na hora de comer. Isso encanta nossa fome e seduz qualquer pessoa, principalmente o público mais jovens, que são seus maiores consumidores.
O marca também tem um mascote o palhaço Ronald McDonal’d muito usado em campanhas publicitárias, anúncios e embalagens. O Mascote é a figura icônica que representa a empresa e faz a alegria da criançada deixando a marca mais próxima do seu público. Comer um McLanche vendo o Ronald é como voltar a ser criança.
A rede McDonald’s, atualmente tem mais de 30 mil fast-foods em 119 países, 68 milhões de clientes que são servidos todos os dias. Já se transformou em um ícone cultural, sinônimo do capitalismo e tradição americana.
Sua identidade corporativa se estende pelo mundo. Todos os direitos da marca é do empreendedor Ray Kroc, já que os irmãos Donald’s venderam e consequentemente perderam os direitos da companhia. Fica a dica, cuidado para não entregar seus sonhos ao seus concorrentes.
Na prática: O conceito figurativo de sua marca pode estar em sua volta. Pode ser na arquitetura, nos móveis, objetos, produtos ou onde sua imaginação te levar. Depois da grande idéia, use o design adequado nas formas, cores, letra e estilo para deixar sua marca coerente e atrativa aos seus ideais.
Quer saber quais formas, letras e cores podem representar seu negócio?
Faça a sua Análise Visual e descubra.
Design pra valer – Arley Ronan.
- Como fortalecer o visual da sua marca?
- Por que somos tão visuais no logo?
- Meta Análise Visual ( novo logo do facebook )
- Análise Visual – Squid Game (Round 6)
Fotos: Pexels, unsplash, pinterest