Será que só de cor rosa vive o visual da marca Mary Kay? A fundadora da marca, que tem o mesmo nome, iniciou o negócio em 13 de setembro de 1963. O aspecto do logotipo passou por algumas mudanças ao longo dos anos, ganhando um novo tipo de letra e a marcante cor rosa.
E para responder a pergunta acima, a Análise Visual, feita pelo Design pra valer, vai desvendar as todas as representações visuais que o logotipo da Mary Kay pode transmitir para suas revendedoras e clientes. Bom, Já adianto que vai muito além da cor rosa. 😉
Letras e direção do design
Vamos começar por um item importante na marca, o tipo de letra. A Mary Kay utiliza de uma tipografia serifada que transmite um aspecto tradicional e sério, afinal estamos falando de “senhoritas e senhoras que comandam e usam a marca”. Nesse caso, precisam transmitir confiança na empresa. Esse tipo de serifas nas letras que foram utilizadas no logo, contem aspectos antigos, muito usado em escritas que impõem respeito e tradição.
O logo poderia ter variação na vertical, já que possui 2 blocos de palavras, mas sempre foi usado na horizontal com um espaço adequado entre uma letra e outra proporcionado um estado de estabilidade e tranquilidade em todo o aspecto do logo.
Espessura e tipo de logo
As espessuras do logo também chamam atenção, nesse caso, predominam o grupo das finas. E comum a letra com esse tipo de serifa conter um visual mais fino no seu corpo, mas o importante mesmo é que a “fineza” transmite aspectos de leveza, cuidado e classe. Tudo que uma marca de cosmético para o público feminino precisa, concordam?
Já o formato do logo é todo com palavras. O logotipo ou wordmark fixa mais fácil o nome da empresa na mente das pessoas. Um outro detalhe, no caso da Mary Kay Ash, ela impõe uma autoridade pessoal na marca (celebridade), já que usa seu nome na empresa que fundou.
Um detalhe extra: Toda a escrita está no formato MAIÚSCULO, fornecendo ainda mais respeito a marca. Porém, existe um ponto a ser percebido: As 2 letras Y, apesar de terem tamanhos e aspectos parecidos com as outras, estão na posição minúscula, que sensibiliza o visual e nos aproxima da marca. Muito bom isso!
Cores da Mary Kay
Chegamos no ponto mais lembrado, as cores. Com certeza, não dá pra falar de Mary Kay sem lembra da cor rosa, que nesse caso transmite toda a força da mulher da marca. Apesar de não existir distinção de sexo em cores, o rosa ainda é um símbolo da cultura feminina. A cor rosa é considerada o tom do charme e da beleza. Além disso, essa cor carrega a juventude e a sensualidade ingênua em seu aspecto.
A cor preta é o contraste que o rosa precisa para ter ainda mais destaque, uma neutralidade feita na medida certa. Além disso, o preto fornece sofisticação e a elegância que marca precisa. Acredito que a cor preta também amadurece e globaliza o visual a empresa, principalmente para o tipo de público que não é fan de rosa.
Estilo usado
Existe um estilo geométrico no desenho do logotipo, no entanto, eu destaco o estilo orgânico no visual. As linhas orgânicas da marca apresentam um toque sensual e feminino no design. Esses detalhes estão evidentes na ligadura e nas pontas das letras (serifas). O estilo orgânico, carrega movimentos da natureza e promove uma sensação mais humana e saudável. Por esse motivo, destaco esses pontos que quase não observamos no visual, só sentimos, e faz toda sentido para o conceito da empresa.
Detalhes no desenho
As linhas orgânicas que fazem parte das letras do atual logotipo, foram inspiradas no desenho da rosa que era usada na marca. Na Análise que fiz, percebo que os traços são bem semelhantes. Acredito que seja uma homenagem ao símbolo da rosa, que ainda representa a marca.
Visão geral:
O logo da Mary Kay, na minha opinião, apresenta um design apropriado para o seu negócio. A marca trabalha com produtos de beleza, certo? E se analisarmos o público, que na maioria das vezes são mulheres de meia idade pra mais ( tanto para venda, quanto para consumo ). Temos: Uma tipografia clássica e respeitosa, com um toque feminino de curvas nos detalhes das letras ( sensualidade ). Uma cor rosa que remete a pureza e beleza ( sensação de jovialidade feminina ). Além disso, a cor rosa também pode ser símbolo da força da mulher ( vendas e independência ). E para completar, a cor preta que sofistica e impõem ainda mais o poder da marca ( Elegância ). Ou seja, tudo planejado e feito exclusivamente para seu público.
A Mary Kay acertou muito bem nos visuais representativos de sua marca. A cor rosa tem um grande destaque, contudo, cada detalhe pensando no logotipo contribuiu para o sucesso da empresa.
Palavras da Marca: Enriquecendo a vida das mulheres
Sobre a marca
A Mary Kay Ash se tornou uma empreendedora corajosa, já com os seus 45 anos de idade, iniciou a empresa com poucos recursos financeiros. Enfrentou todos os desafios e se tornou a primeira mulher a dominar um negócio, que na época era movido por só por homens. Além disso, a empreendedora treinava mulheres para mercado de trabalho, mostrando toda capacidade feminina na produção e nas vendas.
Os carros rosas são uns dos destaques da marca, os troféus sobre rodas se tornaram símbolo de sucesso. A empresa já ultrapassou US$ 4 bilhões no mundo todo, com um time de mais de 3,5 milhões de membros.
A Mary Kay Ash faleceu em 2001, no entanto, todos seus conceitos e valores são mantidos até hoje. O filho Richard Rogers, co-fundador da Mary Kay Inc., assume a função de CEO da empresa.
Na prática:
Busque recursos para que sua marca tenha os aspectos certeiros para o que precisa. Nunca é tarde para perceber melhorias, a Mary Kay Ash movida por ideais e desafios, sempre preocupou em modernizar e adequar o visual da sua empresa em benefício de suas revendedoras e do público consumidor.
E você? Já sabe quais letras e cores podem representar seu negócio?
Faça a o teste de Análise Visual ou conheça melhor nossos serviços.
Design pra valer – Arley Ronan