Coca-Cola Análise Visual

Quais são as representações visuais desse logo “pouco alterado” da Coca-Cola? Frank Robison criou o nome e o logotipo da empresa em 1887. Ele era o contador do John S. Pemberton, inventor da fórmula, e elaborou o nome pensando no visual das “2 letras Cs”. O design foi baseado no estilo de letra cursiva (Caligrafia Spenceriana). Muito estudado na época.

Vamos compreender melhor como o logotipo da Coca-Cola, usando um estilo de letra tão antigo, permaneceu quase sem mudanças ao longo do tempo e hoje é uma das marcas mais conhecidas do mundo. A Análise Visual feita pelo Design pra valer, vai apresentar as representações visuais que o aspecto dessas formas podem transmitir.

 Coca-Cola Análise Visual

Vamos começar com a parte mais importante da marca da Coca-Cola, a sua tipografia. O logotipo é formado por letras cursivas que tramitem personalidade e criatividade na marca, esse tipo de “fonte desenhada a mão”, contém padrões exclusivos nas formas que tornam a escrita do nome autêntica e única, instigando a nossa curiosidade sobre o produto tão bem cuidado visualmente.

Esse tipo de letra também demonstra um ar de elegância. Isso porque, suas formas contem curvas e ornamentos que enobrecem ainda mais a escrita do nome.

Apesar de ser um logotipo na horizontal, todas as linhas que formam as letras estão desenhadas na direção diagonal, transmitindo velocidade e fluidez no nome. Além disso, esse formato fluido, indiretamente, associamos a textura da bebida.


Coca-Cola Análise Visual

Todas as letras estão bem “condensadas” dentro de um espaçamento mínimo entre uma e outra, tomando conta de todo o formato do logotipo. Esse tipo de composição “juntinha” pode transmitir uma sensação de acolhimento e união.

A espessura intermediária das letras foi muito bem pesada, pois promove uma fácil leitura nessa mistura de formas e letras. Ainda assim, esse tipo de espessura nas formas, tramitem mais imparcialidade na marca, deixando o aspecto com o peso adequado em todo formato do logo.


Coca-Cola Análise Visual

A cor vermelha transmite toda a sedução da marca. Além de dar destaque no nome, estimula a vontade de sentir o gosto do produto e matar a sede. Essa cor é tão poderosa, que nunca lembramos da marca pela cor escura do líquido, e sim pelo vermelho do rótulo.

Já a cor branca carrega toda a neutralidade da marca, promovendo ainda mais o poder da cor vermelha. Além disso, o branco tem um ótimo contrataste com o vermelho. Essas 2 cores próximas do liquido escuro, fornece uma combinação mais que perfeita.

Curiosidade: Vocês sabiam que o aspecto e cores do Papai Noel tem influência direta da Coca-Cola. Isso mesmo, graças a marca, temos hoje o bom velhinho que conhecemos, com um aspecto mais humano, barrigudinho e com vestimentas nas cores vermelha e branco.


Coca-Cola Análise Visual

O formato do logo é com palavras, ou seja, feito só com o nome da marca. Esse tipo de logo, pode ser descrito como logotipo e tem a função de ajudar o público a gravarem mais rápido o nome da marca, fortalecendo e alastrando com mais facilidade. O tipo de letra cursivas e a boa fonética do nome, fez com o que a marca escolhesse esse tipo de logo.

Já o estilo usado é o orgânico. Esse estilo contém linhas sinuosas e fluidas que apresenta um visual mais envolvente e sensual no design das letras. O design orgânico carrega movimentos da natureza e promove uma sensação saudável nos alimentos. Além disso, remetem a traços “feito a mão livre” proporcionando um aspecto mais humano.


Coca-Cola Análise Visual

A Coca tem alguns elementos que fazem parte de sua identidade, o famoso traço fluido e a garrafa são figuras que conseguem ser identificados pelo público. Ou seja, esses elementos são tão conhecidos que mesmo sozinhos na embalagem, sem o nome da marca, já sabermos que é Coca-Cola.


Coca-Cola Análise Visual

Palavras da Marca: Sinta o sabor

Visão geral: Nessa Análise Visual eu vejo a Coca-Cola como um exemplo de logotipo atemporal. Foi uma das poucas marcas famosas que temos no mercado que usa seu formato “quase original” desde sua criação. Houve uma tentativa de mudança no visual e na fórmula, a New Coke em 1985, que foi um fracasso e forçaram eles a voltarem para o formato do logo clássico e sua fórmula original.

Esse logotipo que temos hoje, fala muito sobre o que sentimos do produto Coca-Cola, um design orgânico e humanizado, formas fluidas que remetem a bebida, a sensualidade e envolvimento das letras que estão ligadas ao sabor, a sedução da cor vermelha que instiga a vontade de beber e a fonética do nome que facilitou na disseminação e sucesso da marca. Portanto, a Coca acertou em cheio na fórmula e no visual do produto. Então, com todos esses atributos, podemos dizer que ela vende felicidade. 🙂


Análise Visual Coca Cola

A Coca demorou 48 anos para fazer seu primeiro bilhão de galões vendidos, hoje em dia demora apenas 7 meses para vender a mesma quantidade. Além de vender a Coca-Cola, a empresa comercializa mais de 500 marcas e 3500 produtos. São consumidos 7 mil produtos da companhia a cada segundo em todo o mundo! Gigante né?

A Coca-Cola Company tem mais de 24 milhões de locais de venda em 200 países, fornecendo emprego direto a mais de 71 000 pessoas. Além disso, a marca segue liderando como a bebida mais consumida e conhecida do planeta.


Análise Visual Coca Cola

Na prática: Tenha um logo durável, que sobreviva ao longo dos anos. Não pense em fazer qualquer visual para sua marca “só pra começar”.”Investindo em um bom design para sua empresa, você economiza tempo e dinheiro. Inspire-se na Coca-Cola, acerte de primeira e encontre o formato ideal para sua marca e viva satisfeito!

Quer saber quais formas, letras e cores podem representar seu negócio profissional ou pessoal?
Faça a o teste de Análise Visual ou conheça melhor o DPV.

    Design pra valer – Arley Ronan.   


Fotos: Pexels