Por que o Burger King reformulou o logo? Você sabia, ou lembra, que esse design de logo já foi usado pela rede? Vamos desvendar os segredos visuais da marca de fast-food fundada por David Edgerton e James W. Mclamore, que depois de algumas mudanças visuais, voltaram a usar design o criado em 1969 e redesenhado 1994 para transmitir todos os ideais da empresa nos dias de hoje.
Duas metades do pão com o nome da empresa no centro. Esse é o conceito figurativo do logo que representa as formas perfeitas para a rede de fast-food Burger King. Agora, sob a análise visual do Design pra valer, vamos conhecer as representações visuais que essa marca transmite.
O logo apresenta formatos circulares, transmitindo um aspecto amigável e cuidadoso em toda marca, ou seja, o visual te convida a ser parte da empresa e do produto “ dá vontade de segurar né?”. Além disso, cada detalhe das formas e letras contém um acabamento redondo, deixando o visual mais suave e macio. Todo esse design arredondado instiga ainda mais a fome, já que o aspecto macio e circular transmite uma sensação boa, de alimento fácil de comer.
Todo o logo apresenta uma composição uniforme, fornecendo um visual organizado na empresa. Essa organização pode transmitir um bem estar nas pessoas que buscam um bom atendimento. A espessura grossa pode ser vista em todo o formado do design, promovendo mais solidez no visual. Não podemos esquecer que o conceito figurativo do logo é um hambúrguer, portanto, é estratégico ter formas mais grossas para transmitir volume no produto, “aqui a gente mata sua fome”.
A cor vermelha transmite todo o poder da marca, essa cor além de dar destaque no nome, remete ao volume do recheio do hambúrguer, como a carne, tomate e demais ingredientes, sedutor né? Já o laranja, promove a vibração, no caso o dinamismo da marca, transmitindo rapidez no atendimento. O vermelho e laranja são cores comuns no preparo de alimentos saborosos, por isso, esses tons juntos transmitem uma sensação de comida pronta e quentinha, aguçando ainda mais o desejo de comer.
O formato do logo é o completo, são aqueles que unem formas e fontes em um só formato. Esse tipo de logo, também chamado de emblema, promove uma praticidade na divulgação da marca. O formato unificado, não tem tanta variação, e ajuda a manter um padrão permanente no uso do logo. O estilo usado é o Já o estilo é o flat “cores chapadas” que promove um visual mais direto e objetivo nas formas. É o melhor estilo para empresas que contém uma quantidade grande de impressões, principalmente em embalagens.
O tipo de letra é sem serifa, essa fonte lisa usada no visual do nome da marca, remete a modernidade e jovialidade. Seu aspecto de fácil leitura, informa o nome com mais objetividade. Além disso, as letras em caixa alta (CAPS LOCK) reforça a autoridade da marca. Se você perceber, o nome Burguer King é o primeiro visual que vemos em todo o logo, depois o fechamento dos pães formando o hambúrguer. Um detalhe importante: A formação gráfica apresentada no início ( formas arredondadas, espessura grossa, composição uniforme… ) se aplicam nas letras. Portanto, toda a letra foi customizada para seguir um só padrão gráfico, unificando o visual de todo o design ( letras e formas ). São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença e a Burger King teve todo esse cuidado. É um ótimo exemplo de organização visual, lindo de se ver!
Essa é a versão final e atualizada, ano 2021, do logo da Burger King e sua redução (K) que ficou incrível né? As mudanças foram pequenas em relação ao design usado em 1994. Só o “pão” que ganhou um pouco mais de volume na parte de cima e todas as formas estão mais arredondadas. Os Sentidos gráficos em relação ao conjunto de formas, cores, letras e estilo continuaram os mesmos.
Palavras da Marca: Do seu jeito.
Visão geral: A marca Burger King apresenta cores e formas certas para um restaurante de fast-food, tudo pensado para atrair olhares de pessoas famintas. Todo o aspecto do logo é organizado, amigável, forte e dinâmico, ideal pra estimular a vontade de comer de todas as idades. Contudo, pela organização visual, dá para perceber que o público adulto tem mais afinidade com a marca, diferente da concorrente McDonald’s.
O conceito da figura do Hambúrguer no nome deixa claro seu principal produto, mesmo quem não conhece a empresa, só de ver o logo vai saber o que ela vende de melhor. Realmente é um logo bastante funcional e bonito. A casa do Whopper acertou em cheio no seu visual.
A Burger King foi fundada em 1953 nos Estados Unidos. A rede é a maior concorrente da McDonad’s com seus hambúrgueres e batas fritas. Em setembro de 2010, o trio de brasileiros, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, comprou a rede americana por US$ 4 bilhões. A marca está presente em mais de 100 países. Seu faturamento chega a mais de U$$ 20 bilhões (Dados de 2017).
Na prática: Verifique se seu design está com o visual adequado para sua marca. Analise e encontre formas gráficas ideais para melhorar a cara de seu negócio ou projeto. No exemplo do redesign da Burger King, percebemos que algumas vezes, para dar um passo gigante pra frente, temos que voltar pra trás e fazer o certo.
Quer saber quais formas, letras e cores podem representar seu negócio profissional ou pessoal?
Faça a o teste de Análise Visual no botão abaixo e descubra.
Design pra valer – Arley Ronan.
- Como fortalecer o visual da sua marca?
- Por que somos tão visuais no logo?
- Meta Análise Visual ( novo logo do facebook )
- Análise Visual – Squid Game (Round 6)
Fotos: Burger King, pinterest