Que tal fortalecer ainda mais o visual da sua marca com um design totalmente envolvente. Para isso, é necessário que você mantenha uma organização em todo o visual.
A melhor forma de fazer isso é colocando regras no seu design. Vou te mostrar a importância de manter seu design unificado e uma dica simples de como padronizá-lo.
Meu nome é Arley Ronan, criador do design pra valer. Seja muito bem vindo e boa leitura.
Por que devo manter um padrão visual?
Você já entrou em uma empresa, site ou projeto onde todo o visual segue um visual?
Onde detalhes do formato do logo estão presentes em todo visual externo, na decoração, nos móveis, nos produtos, na publicidade; E suas cores, letras e estilos gráficos sempre mantendo a mesma regra.
Observando o exemplo do Itaú ( Veja a Analise Visual do Itaú ), conseguimos perceber claramente, como eles fortalecem sua marca envolvendo os clientes dentro de um design totalmente unificado e padronizado.
Sensações de uma marca padronizada.
Já presenciou alguma marca assim? Se sim, qual foi a sensação que sentiu?
Sempre que faço essa pergunto a consumidores, de como eles se sentem com marcas que apresentam um design organizado, e a maioria da resposta é quase sempre a mesma: SEGURANÇA e CONFIANÇA em comprar.
Depois de analisar as respostas desses clientes, descobri porque a segurança e a confiança estão atreladas à organização.
Segurança no visual da sua marca.
Quando existe organização no design, automaticamente nossa mente remete a algo seguro. Isso acontece porque associamos o padrão organizado a grandes empresas ou companhias que impõem respeito, disciplina e honestidade.
O visual bem pensado e estruturado nos negócios transmite a sensação de estabilidade, gerando mais segurança! Inclusive, já presenciei pequenas empresas que, por serem tão organizadas visualmente em seus negócios, os clientes acreditam que sejam grandes franquias com várias equipes e sentem mais segurança em comprar.
Confiança no visual da sua marca.
Já o sentimento de confiança que a organização fornece vem do cuidado.
Isso acontece porque a dedicação colocada em cada detalhe visual é repassada nas qualidades dos produtos ou serviços.
Por exemplo: Se o proprietário teve tanto cuidado com cada detalhe da marca, imagina com os produtos. Ou seja, a gente se sente mais confiante em adquirir algo cujo ambiente em volta dele foi tratado com muita atenção e comprometimento. Vários negócios utilizam desse método para dar mais valor aos seus produtos.
Com certeza os clientes pagam mais por algo bem cuidado e padronizado visualmente.
Dicas de organização e padronização no design
Vocês já perceberam que a dica é, colocar ordem no visual da casa!
Tenho que falar que o ideal é já desenvolver sua marca com um manual de identidade visual completa, com normas e regras.
Mas, se você já tem ou vai criar um logo, e gostaria de dicas para organizar seu perfil visual, então vou te mostrar uma forma bem simples de fazer.
Para isso, você deve construir um documento, um guia de aplicação visual.
Nesse documento, você vai colocar ordens em todo o visual de sua marca, vamos lá:
Guia de organização visual.
Inicie com as Formas gráficas: Procure padrões de formas que tenha a ver com seu negócio. E faça anotações, por exemplo: Usar no design formas quadradas ou retangulares, a maioria deve conter cantos arredondados. Agora você sabe que formato de mesa comprar, como devem ser seus painéis, placas, formato de tapete etc…
Em seguida defina as Cores: Escolha os tons que fazem sentindo para sua marca e coloque as referências em RGB se for pra uso em telas virtuais, CMYK quando usar impressões e Pantone, para criação de produtos.
Depois vem as Fontes: Mantenha uma ou duas fontes principais e não esqueça de colocar os nomes das fontes. Agora ficou fácil saber que fonte usar na comunicação da marca.
E por último, Estilos conceituais: Nesse item, você vai definir a apresentação da marca, como por exemplo, estilos mais geométricos, design mais plano com aspecto fosco. Mas, poderia ser orgânico, minimalista, brilhante, vai depender de como pretende apresentar os seus ideais ou conceitos.
Siga as regras.
Pronto, com isso, sempre que precisar adquirir ou criar algo que envolva o design de seu negócio, você deve consultar às suas normas e manter um visual totalmente unificado.
O guia de aplicação visual também serve para que os fornecedores respeitem suas normas na hora de produzir algo que envolva o design de sua marca na comunicação visual, publicidade, entre outros.
As normas, além de organizar o seu design, ajudam a minimizam os erros que geram custos e retrabalho. Com o guia e referência de cores, letras e formas não tem desculpa de errar.
Compreenda o seu design.
Gostaria de mais ajuda para saber quais formas, cores, letras e estilos são ideias para compor o seu guia visual.
Faça a o teste de Análise Visual gratuito e conheça o seu design. Veja na hora, orientações visuais de acordo com seu perfil, para que você consiga organizar sua identidade visual.
Na nossa sessão de conhecimento, tem mais orientações de como aperfeiçoar o visual do seu negócio. E dicas para criar seu logo de maneira correta. Acessa lá!
Não se esqueça, use o design ao seu favor e tenha um design pra valer. Valeu!
Design pra valer – Arley Ronan.