fontes no design

Na tipografia existem várias classificações de fontes conforme o seu aspecto visual, também encontramos divisões de famílias dentro dessas classificações. Contudo, para simplificar separamos os 6 principais estilos de fontes mais usados no design, para te ajudar a saber diferenciar, onde usar e os significados que elas transmitem.
Então, é hora de saber “A compreensão visual das letras/fontes”.

Letras serifadas

As fontes serifadas são aquelas que contem traços e prolongamentos nas extremidades das letras e números. São utilizadas em textos longos promovendo uma leitura continua. Por isso, muitos jornais, revistas e livros usam esse tipo de fonte por ser mais confortável ao ler textos maiores.

fontes serifadas no design

A tipografia serifada transmitem respeito, autoridade e ordem. Sua imagem também remete a elementos clássicos, tradicionais e requintado. Por esse motivo, muitas empresas usam em seus logotipos, recados formais, correspondência, comunicados, entre outros.

fontes serifadas no design

Alguns nomes de fontes serifadas.

Time News Roman, Garamont, Caslon, Bodoni, Clarendon


Letras sem serifas

Letras sem serifa são aquelas fontes retas, que não tem detalhes nas extremidades. São muito usadas em textos mais curtos, promovendo uma leitura mais direta. Dependendo de sua formatação, pode ser usado tranquilamente para textos mais longos. Ultimamente, é o tipo de fonte mais usado na web.

fontes sem serifa no design

As letras sem serifa podem transmitir imparcialidade, objetividade, clareza e seriedade. Suas formas também demostram modernidade e respeito. Podem ser usadas na composição de logotipos, slogans, na comunicação direta, sinalizações, placas, entre outros.

fontes sem serifa no design

Alguns nomes de fontes sem serifa.

Arial, Vectora, Franklin Gothic, Frutiger, Helvética, Futura


Letras slab

Tipografia slab é descritas como fontes com serifas adicionadas, maiores e obvias. Seu desenho tem variações mínimas da largura do traçado carregando um aspecto pesado e ousado. Por isso, é muito comum na publicidade e websites. É uma letra versátil, com variações exclusivas para títulos e outras para logos textos.

fontes slab no design

O tipo slab é uma fonte forte, que transmite solidez e robustez. É uma tipografia contemporânea de boa aparência que caminha entre vários estilos de fontes. É uma boa opção para logotipos ou para demostrar força em seus títulos, anúncios, entre outros.

fontes slab no design

Alguns nomes de fontes slab.

Memphis, Rockwell, Claredon, courier, Slabo, Rammetto one, Graduate


Letras Cursivas

As letras cursivas ou script, são aquelas que imitam as letras em escrita continua. São fontes belas, com detalhes especiais, de personalidade e estilo. Por isso, ela é muito usada em padrões pessoais, convites, títulos, entre outros, humanizando onde passa. Não é aconselhável usar em grandes textos.

fontes cursivas no design

A tipografia cursiva transmite criatividade, estilo, exclusividade e elegância, Seu desenho demostra também amor e amizade. É uma ótima opção em logotipos exclusivos, personalizados,  marcas com nomes, sobrenomes, ou palavras que queira destacar, entre outros.

fontes cursivas no design

Alguns nomes de fontes cursiva.

Monotype Corsiva, Allora, Champignon, scriptina, wisdom, bello


Letras Escritas

As letras escritas ou handdrawn são bem parecidas com as cursivas, pois ambas dão a idéia de que foram escritas à mão. O diferencial é que não são contínuas, fornecendo uma leitura menos detalhada. Por esse motivo, encontramos esse tipo de fonte em diversos materiais gráficos como: avisos, lembretes, convites, conversas, mensagens e poemas.

fontes escritas

A tipografia escrita transmite um ar mais humano e singelo. Suas formas contem aspectos que são mais amigáveis, promovendo sensação de carinho e cuidado. Pode ser usado em logotipos, textos que requerem uma aproximação, ilustrações com conversas, recados amigáveis, entre outros.

Alguns nomes de fontes escritas

Comic sans, Amatic, Architects Daughter, Caroni, Gloria Hallelujah, gooddog


Letras Decorativas

Fontes decorativas ou display são artísticas e temáticas, elas não se enquadram em nenhuma forma de tipografia. Esse tipo de escrita pode se relacionar com o tema que pretende mostrar, modificando a forma do alfabeto com símbolos, figuras, objetos, animais, tecnologia, serviço, natureza, frutas, etc. Muito cuidado ao criar ou usar fontes decorativas, é necessário sempre observar a leitura e compreensão. Não é aconselhável usar em grandes textos.

fontes decorativas

As letras decorativas fornecem destaque ao seu material, transmitindo de forma ilustrativa uma compreensão mais rápida do conceito ou ideia que deseja expressar. É uma opção diferenciada para logotipos, quadros, capas, ilustrações, cartazes, estampas, títulos, entre outros.

fontes decorativas

Alguns nomes de fontes decorativas.

Papirus, Brush, Destroy, Eraser, Exotica, Monoton,


Dica extra!

Estilos utilizados nas fontes também transmitem sensações, entenda como:

Bold: Forte, seguro, resistente

Fino (light): Leve, moderno, requintado

Largura Condensada: Elegante, Alinhada, Corajosa

Largura Estendida: Frimeza, Estável, Segurança

Largura Regular: Imparcial, equilibrado, cauteloso

Caixa Alta (capitais) Forte, Imponente, Confiante

Caixa Baixa (capitais) Serena, Ponderada, amigável

Postura Itálico: Tradicional, Veloz, Realce

Gostou do artigo! Agora você já sabe como, de que forma e onde usar suas fontes né?


QUER DESCOBRIR MAIS.
 
Faça a sua Análise Visual e descubra quais são as letras, formas, cores e estilos mais apropriados para deixar o seu design adequado e atrativo.

 

Fotos: Reprodução/Pinterest